top of page
Marca Final (regulamento).png

Para compor a Comissão Julgadora desse concurso, convidamos um representante de cada uma das regiões do Brasil, e esse colegas apresentamos os nossos sinceros agradecimentos.

Conheça cada um, sua trajetória na fotografia e sua opinião sobre o concurso.

Conceição Escobar.png
  • Facebook
  • Instagram

Conceição Escobar

Associação Roraimense de Fotografia

Boa Vista - Roraima

Natural de Cuiabá- MT, vive em Roraima, desde 1982. Engenheira Eletricista, Mestre em Desenvolvimento Regional da Amazônia, Professora Assistente de Ikebana Sanguetsu, dedica-se também à Fotografia desde 2013.

Participou da organização do I Fest Foto Amazônia, em 2015. Sócia Fundadora e membro da Diretoria da Associação Roraimense de Fotografia – ARF/AFOTORR, ligada à CONFOTO, desde 2016.

Participou de Exposições Coletivas, tem trabalhos aceitos em Concursos de Fotografias e Menção Honrosa do 3º Photo Nature, 2019. Participou como Membro da Comissão Julgadora do Concurso de Fotografia “9 de Julho”, em Boa Vista, nas edições: 2018, 2019 e 2021.

Atualmente dedica-se ao estudo de Fotografia Documental, com o Grupo Viva Rua.

Sobre o “Minha Terra Tem”

"O tema do Concurso "Minha Terra Tem", nos remete às boas lembranças da nossa terra, quer sejam na nossa religiosidade, festejos ou qualquer que seja a hora e o lugar!

 

Sempre teremos histórias para contar por meio de imagens fotográficas, de lugares e de pessoas! As vezes contamos a nossa própria história!"

JoaoMariaBezerra.png
  • Facebook
  • Instagram

João Maria Bezerra

Fotoclube Poesia do Olhar

São Luís - Maranhão

Natural de Natal/RN, iniciou sua carreira como fotógrafo em 2012, é o atual Presidente do Fotoclube Poesia do Olhar.

Apaixonou-se pela fotografia em São Luís, onde vive atualmente. Participou de várias exposições fotográficas, como: “São Luís Patrimônio Mundial: 16 anos do título” em 2013; “Diversão e Arte” em 2014; “XXX Bienal Brasileira de Arte Fotográfica em PB” Caxias do Sul – 2018 e “XXI Bienal Brasileira de Arte Fotográfica em Cores” São Caetano do Sul – 2019.

Obteve o segundo lugar no Concurso fotográfico “Minha Terra Tem” edição 2020 promovido pelo CAFC - Clube de Arte Fotográfica Camaçari.  Possui uma diversidade de estilos, técnicas e temas em sua fotografia, como: Fotografia de natureza; Paisagens Urbanas e Rurais; Pessoas; Estilo de Vida; Manifestações Culturais.

Atualmente desenvolve um trabalho voltado para Fotografia de Arte e Decoração, com fotos de paisagens naturais e urbanas, abstratas e impressionistas.

Sobre o “Minha Terra Tem”

Essa é a segunda vez que participo do “Concurso Fotográfico Minha Terra Tem...”.

Na primeira vez como fotógrafo participante do concurso, onde tive a imensa alegria de ganhar o segundo lugar geral.

Nessa segunda vez, participando como jurado do concurso. Confesso que não é tarefa fácil classificar e pontuar as fotografias recebidas, principalmente quando se tem um conjunto tão grande excelentes imagens.

Agradeço imensamente a oportunidade e parabenizo o CAFC pela organização e qualidade desse concurso!

JoaoRios.png
  • Facebook
  • Instagram

João Rios

Fotoclube Luz na Lente

Brasília - Distrito Federal

Nasceu em 1961 em Caxias – MA. Mora em Brasília desde 1971. É formado em Geografia e pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior, Direito Legislativo e Gramática, Texto e Discurso. Já publicou os seguintes livros de fotografia “A Natureza por um clique”, “Na Arte do Clique" -  coletânea com outros fotógrafos, “As belezas que nos cercam”, “O Viveiro do Senado em quatro estações: um olhar sobre a fauna, flora e arquitetura" - coletânea com outros fotógrafos e “Chegando ao Trabalho: as belezas em volta do Senado Federal”.

Últimas curadorias em fotografia “20 Gritos de Liberdade - Senado Federal”, 2019, “BiodiverCidade – o viveiro do Senado sob novos olhares”, 2019 e “7ª Oficina de Fotografia Inclusiva - Fotografia para Serenar a Alma: o coração decide o clique”, 2020. Está como Presidente do Fotoclube Luz na Lente. Outros trabalhos podem ser acessados na página do próprio autor:    http://www.joaoriosmendes.com.br

Sobre o “Minha Terra Tem”

O Clube de Arte Fotográfica Camaçari, está dando enorme contribuição para a fotografia brasileira.

 

Quando vocês propõe um concurso com o título “Minha Terra Tem”, vocês está nos convidando a abrimos nossas mentes e corações para olharmos para dentro de nós, para nosso interior.

 

O momento por que passa nossa sociedade exige que façamos uma pausa e olhemos ao redor de nós mesmos.

MarciaMarchetto.png
  • Facebook
  • Instagram

Marcia Marchetto

Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul

Caxias do Sul - Rio Grande do Sul

Médica de profissão, utilizo a fotografia como meio de expressar minha visão de Mundo. Meu foco principal são as pessoas e suas questões existenciais, como vulnerabilidade social, envelhecimento, pobreza, refugiados.

 

Devido aos tempos de pandemia, dediquei-me à fotografia da natureza, onde encontrei uma nova inspiração.

Tenho aceitações e premiações em concursos nacionais e internacionais conquistando as distinções EAFB e o PPSA.

 

Atualmente sou a oficial de distinções da CONFOTO nomeada pela diretoria.

Sobre o “Minha Terra Tem”

Considero o tema Fé & Festa rico em possibilidades fotográficas, já que o sincretismo religioso tem suas maiores expressões no Brasil.

 

Esta diversidade e pluralidade abre um leque que permite ao fotógrafo captar detalhes que vão além da festa ao contexto religioso e vice-versa.

 

Por vezes Fé & Festa se interligam, então é interessante observar os detalhes, cores, ângulos, luz e composição das diversas manifestações religiosas mostradas pelas lentes dos participantes deste salão.

MarcosSanchez.png
  • Facebook
  • Instagram

Marcos Sanchez

Fotoclube ABCclick

São Caetano do Sul - São Paulo

​A fotografia sempre foi a melhor forma de registrar as viagens e os lugares por onde passou.
O hobby inicial virou paixão, e a conexão com as redes sociais digitais ampliou os horizontes.
Atualmente é o Presidente do Fotoclube ABCclick  e coleciona participações e prêmios em Salões e Convocatórias de Fotografia no Brasil e no Mundo, estes com Patronage da FIAP (Fédération Internationale de l'Art Photographique) e da PSA (Photographic Society of America).
Tem no currículo ainda uma exposição solo envolvendo 40 fotografias sobre Arquitetura Colonial Brasileira na Universidade de Salamanca, Espanha.
Hoje a sua única preocupação é desenvolver imagens para o mercado de arte com impressão Fine Art, realizando seu próprio tratamento das imagens. Algumas fotografias continuam sendo coletadas em viagens ou nas caminhadas pela cidade de Sao Paulo. E se somam a esse conjunto, fotos desenvolvidas em seu estúdio caseiro.
 

Sobre o “Minha Terra Tem”

Sempre é um aprendizado participar como jurado de Salões de fotografia, uma forma de poder observar os olhares de vários fotógrafos e também exercitar a análise de vários fundamentos em cada imagem.  Somado a isso, o Minha Terra Tem, permitiu ainda, ter contato com as expressões de Fé de vários pontos do País, em alguns casos até de fora, e através da visão de cada fotógrafo enxergar os detalhes mais relevantes e expressivos. Algumas fotos são meros registros, que tem também o seu valor documental, mas algumas ganham um cuidado delicado também com a estética e o pós-tratamento, unindo a arte ao documental, essas certamente ganharam destaque no resultado final.

bottom of page